Como ser o que (ainda) não se é em 3 Passos

Ontem assisti o 2º EP da 7º temporada de The Walking Dead e dois novos personagens muito interessantes apareceram: Ezekiel (O Rei) e Shiva (um tigre de estimação gigante! PQP, um tigre!)

Já no final do episódio Ezekiel explica como ele se tornou REI com uma simples expressão em inglês “Faked it until I made it” que na minha tradução livre seria algo como “”fingir até conseguir”

Ezekiel começa a contar sua história e explica que era um simples “zoo-keeper” – um guarda de zoológico, mas desde que as pessoas o viram com um tigre começaram a tratá-lo como realeza e ele desempenhou o papel e fingiu ser… até se tornar realmente O REI – “Faked it until I made it”

Fake it till you make it  Fake it till you become it

O famoso conceito “fingir até conseguir” foi recentemente atualizado pela psicologia social Amy Cuddy para “Fake it Till You Become it” – “Fingir até você se tornar” – o que considero mais apropriado para os dias politicamente corretos de hoje.
Recomendo que você assista a palestra que a Amy deu sobre este tema ao TED:

Podemos resumir a ideia do “”Fingir até você se tornar” até você se tornar” de maneira simples: É falar, escrever, vestir e principalmente AGIR de acordo com o que você GOSTARIA DE SER mas AINDA não é

Espera ai! Mas isso não é errado?

Apesar de ser um conceito já bem difundido em outros países, aqui no nosso Brasil brasileiro ainda estamos engatinhando e falar de “Fingir até se tornar” pode soar como trapaça, jeitinho brasileiro, agir “malandramente”e etc.

Concordo que esse conceito pode ser usado para passar a perna tirar vantagem  de outras pessoas. Mas isso ocorre com qualquer coisa certo? Veja a religião, esporte, politica…

O principal objetivo do “Fake it Till You Become it” é desenvolver a AUTO CONFIANÇA e despertar em nós a CORAGEM necessária para fazer coisas que gostaríamos, mesmo acreditando não ter as habilidades mínimas necessárias.

Como ser o que (ainda) não se é em 3 simples passos

1) Aceite todos os desafios propostos a você – MESMO NÃO SENTINDO-SE PRONTO

Você realmente acha que um dia estará 100% pronto para algo? Lembra quando começou a aprender a andar de bicicleta? Então, é bem provável que você caiu algumas vezes, se machucou, levantou, caiu, levantou…e aprendeu! Já parou para pensar que se aguardasse estar 100% pronto para dar a primeira pedalada nunca o teria feito?

Assim acontece com qualquer desafio na nossa vida: seja profissional, seja pessoal.

Dificilmente alguém está 100% preparado para algo novo, o que diferencia as pessoas de sucesso é o SIM que elas dão aos novos desafios mesmo não se sentindo pronto.

2) A Posição do Herói: Ajuste o seu EU interior

posicao_heroi

Antes de encarar a próxima situação de estresse como uma entrevista, apresentação, reuniões, conversar e etc… PARE POR 2 MINUTOS e faça a POSIÇÃO DO HERÓI , sim é sério!

Acredite: Essa postura corporal ativará ainda mais seu cérebro para cooperar ao máximo nessa situação difícil de estresse.

Para potencializar: Faça isso em frente o espelho, olho no olho com você mesmo, e diga frases de efeito como “Você consegue”, “Você fará o melhor”, “Você se sairá incrivelmente bem” e etc.

Posso dizer que usei e ainda uso muito essa técnica (não é incomum quando me chamam para uma palestra eu perguntar onde é o banheiro minutos antes de entrar no palco)

Pequenos ajustes podem levar a grandes mudanças comportamentais!

Ps.: Se for experimentar essa técnica certifique-se de fazer em um lugar reservado, uma sala, um banheiro, um elevados (arriscado, rs)

Parece loucura? Papo de auto ajuda? Mas o que você tem a perder? Experimente! Os resultados são incríveis e tudo o que você precisa é do seu corpo, privacidade e dois minutos, e isso pode mudar o curso de sua vida!

  

3) De o seu melhor todas as vezes 

Não existe mágica: Você não será o melhor jogador da partida logo de primeira, talvez nem na segunda…terceira… mas certifique-se de sempre dar o melhor! SEMPRE!

Dar o melhor de si em cada situação, em cada desafio garantirá que você SEMPRE sairá com a sensação do “ah, eu realmente disse e mostrei a eles quem sou” e não existe sensação melhor!

Pra Fechar

Eu realmente acredito no método “Fake it Till You Become it”. Eu também acredito que, em algum memento da vida, todos já utilizaram dessa técnica e não acho nada errado nisso (a não ser que prejudique alguém).

Nossa mente é algo incrível, e cheia de armadilhas, mas a boa noticia é que ela pode ser reajustada sempre que necessária, e esses três simples passos podem te ajudar bastante!

Enquanto você “Finge ser” e segue estes três passos, certamente, irá aprender o que é necessário e quando menos esperar, assim como Ezekiel – O Rei, terá se tornado aquilo que achava não ser capaz!

Author: Alex Oliveira

Sonhador incansável, #GameChanger que está aprendendo a viver pelo propósito de mudar o mundo! Seguidor do método #TBC, co-fundador da T Dream, apaixonado por tecnologia, palestrar e liderar novos desafios

Comentários
  • Ernani Sousa

    Ótimo texto!!! Tudo o que somos se concretiza na nossa mente primeiro! Curti e recomendo a leitura….

    • Alex Oliveira

      Nossa mente é o centro! Muito bom!