Profissões que estão dizendo adeus ao mercado

Na ultima semana participei da 4ª edição do IT Forum Expo –  que integra toda a comunidade de tecnologia, e promove, em dois dias, um ambiente para geração de Conteúdo, Relacionamento e Negócios.

De todo conteúdo apresentado uma das que mais me chamou atenção foi o painel de  Insights Futuristas comandado por  SILVIO MEIRA que trava de temas e tendências provocados pela tecnologia.

Em um dado memento do painel, foi abordado as profissões que estão dizendo adeus ao mercado de trabalho nos próximos anos, alguns muito óbvios outros não, aqui vão alguns deles:

1. OPERADOR DE CALL CENTER

Operador de Call Center
Operador de Call Center – 100% de probabilidade de desaparecer

Essa profissão aparecer nas lista das que (muito) provavelmente desaparecerá não foi nenhuma surpresa. Já notou que sempre quando ligamos para alguma central de atendimento (SAC, Ouvidoria, Call Center, etc) antes de falarmos com um atendente humano sempre precisamos passar por algum tipo de URA (Unidade de resposta audível) onde você tem que ou digital a opção desejada (disque 1 para problema…. 2 para reclamações… 9 para falar com um atendente). Em alguns casos mais avançados você já consegue falar o seu problema e é direcionado conforme sua resposta.

Quando enfim consegue falar com um atendente (o que leva minutos…é super rápido #SQN) ele geralmente é extremamente dependente das informações que o sistema fornece a ele.

Você já conhece todos os problemas desse serviço atualmente: Os atendentes geralmente não conseguem te ajudar com precisão, as vezes estão de mal humor, te fazem esperar horas, você precisa ficar repetindo a mesma informação 50 vezes, a ligação cai e você tem que começar tudo do 0…. entre outros..

Utilizando o BIG DATA é totalmente possível substituir atendentes por sistemas modernos onde o cliente consiga interagir e resolver qualquer tipo de problema relacionado a um produto de maneira muito mais eficiente e personalizada

Para as empresas um sonho: Atendentes que não precisam descansar, não tem férias, nem salário, não tem humor e é 100% programável.

De todas as profissões esta é a mais provável de ser eliminada nos próximos anos.

2. OPERADORES DE CAMERA: TV, CINEMA

operadores de camera
Operadores de Camera- 60% de probabilidade de desaparecer

Outra profissão que pode ser feita melhor por máquinas: Operadores de câmera

Vejam o vídeo abaixo de uma apresentação de ballet (que não é nada fácil de se gravar)  que foi filmado 100% por um robô:

Incrível não? Percebeu a qualidade? A diferença? Essa é só uma amostra do que pode ser feito!

Se quiser você pode ver o making off desse vídeo também:

Eai? Você acha mesmo que precisamos de um câmera man?

E olha que nem falamos dos drones…

3. Programador

Programador
Programador – 48% de probabilidade de desaparecer

Esse é difícil de aceitar… (tenho muitos amigos que trabalham com isso, rs) mas também me parece inevitável: As máquinas poderiam desenvolver mais – e melhor – que qualquer programador.

Funcionaria mais ou menos assim: Qualquer pessoa que tivesse uma ideia de um novo app, uma melhoria para algum sistema existente, uma correção…enfim…poderia “contar” ao computador e esse faria a parte difícil de codificar e programar essa solicitação e gerar um novo programa. Já imaginou quantos novos apps teríamos?

4. Motorista de caminhão

uber truck

Algumas semanas atrás a UBER anunciou a primeira entrega de seu caminhão autônomo que percorreu 120 quilômetros pelas estradas do estado do Colorado para entregar, com sucesso, 45 mil latas da cerveja Budweiser \o/

Essa primeira viagem levou duas horas, e o caminhão contava com um engenheiro da Otto no banco do passageiro. A velocidade média do trajeto foi de 89 quilômetros por hora!

Demais! Já ouço os gritos e protestos do sindicato dos caminhoneiros do Brasil…

PRA FECHAR

Existem outras profissões que certamente estão “na mira” da tecnologia (como operadores de caixa de supermercado, service desk, suporte técnico residencial… entre outros)

Não, a tecnologia não é a grande vilã: Se na sua cabeça passou algo como “Mas milhares de pessoas perderam seu emprego” “Maldita tecnologia”…. Está na hora de rever esses pensamentos. A tecnologia elevará o processo evolutivo profissional para um novo patamar, trazendo oportunidades e novas profissões que exigiram cada vez menos trabalho braçal e mais intelecto humano.

Author: Alex Oliveira

Sonhador incansável, #GameChanger que está aprendendo a viver pelo propósito de mudar o mundo! Seguidor do método #TBC, co-fundador da T Dream, apaixonado por tecnologia, palestrar e liderar novos desafios

Comentários