Você é o que você pensa

Você é o que você pensa… Se eu parasse por aqui já teria te entregado uma das pérolas mais preciosas que você já recebeu… Essa frase é poderosíssima! Jà falamos um pouco desse assunto nos “10 hábitos de pessoas de sucesso” mas hoje quero ir mais a fundo… mas primeiro:

Sim: Ninguém nasce com a mesma condição social, cor da pele, tipo de cabelo, cor dos olhos e etc….

Sim: Isso trará vantagens e desvantagens para cada individuo

Não: falarei sobre desigualdade…não agora

A proposta aqui é voltar um passo para trás e nos olhar como indivíduos protagonistas da sua própria história. Com isso em mente a frase “Você é o que você pensa” pode começar a fazer mais sentido.

Versos que falam por um milhão de palavras

Um dos autores que mais admiro (se não for O que mais admiro) é sem dúvidas Napoleon Hill – mas ainda não é a hora de focar nessa pessoa incrível – hoje queria deixar com você alguns versos escritos por ele:

Se pensa que está derrotado, você estará
Se pensa que não tem coragem, você não terá
Se gosta de vencer, mas pensa que não pode,
É quase certo que não vencerá.
 
Se pensa que vai perder, você está perdido
Porque, pelo que se vê,
O sucesso começa com a vontade
Tudo depende do estado de espírito.
 
Se pensa ser inferior, você é,
É preciso pensar alto para subir,

É preciso estar seguro de si para ganhar um prêmio.
 
As batalhas da vida nem sempre são vencidas pelo mais forte ou pelo mais rápido.
Mas, cedo ou tarde, vencerá aquele que pensa que pode!

Onde tudo começa

Percebeu que dá para resumir todos os versos simplesmente com: Você é o que você pensa ?

É claro que o mundo não é perfeito: existe desigualdade, dificuldades e mais 1000 justificativas para que você viva no muro das lamentações, mas o recado de Hill é simples: Toda transformação, grande ou pequena, começa com o ACREDITAR e não é o acreditar dos outros… o primeiro a acreditar em você deve ser…. VOCÊ! (surpresa!)

Essa papo todo me fez lembrar de um clássico (ao menos para mim) cinematográfico: Matrix … de 1999… Se você tem menos de 20 anos muito provavelmente não assistiu – mas deveria – Fica a dica.

No primeiro filme temos uma cena ESPETACULAR onde Neo, o personagem principal, finalmente  começa a acreditar em si mesmo. Como não gosto de spoiler vou colocar só o trecho exato – 9 segundos – desse momento:

 

 “O que ele está fazendo?”
“Ele está começando a acreditar”

PRA FECHAR

Assim como na cena de Matrix, a magia começa no momento em que acreditamos em nós, sim!

Apesar dos pesares ACREDITAR EM SI deve ser o primeiro passo para qualquer coisa, foi assim que sai da minha condição de nascença (não escolhi) até o meu momento de vida atual (escolhi) – um dia entro no detalhe dessa jornada

Não estou dizendo que é um processo fácil, mas é um processo entende? Eu e você precisamos exercitar isso a cada novo desafio!

Eu por exemplo sempre que me deparo com um novo emprego, um novo artigo (tipo esse), um novo convite para uma palestra sempre me recordo “Você é o que você pensa” e hoje escolho pensar “EU ACREDITO EM MIM” “EU POSSO SIM” “EU MEREÇO SIM”

Clichê? Já sabia? Pois é… e o que está esperando para praticar esse acreditar?

Não sabe por onde começar? Talvez o artigo em que falamos sobre “como ser o que – ainda – não se é”  pode te ajudar


 

Author: Alex Oliveira

Sonhador incansável, #GameChanger que está aprendendo a viver pelo propósito de mudar o mundo! Seguidor do método #TBC, co-fundador da T Dream, apaixonado por tecnologia, palestrar e liderar novos desafios

Comentários